DICAS

Deixo aqui algumas dicas sobre os materiais e ferramentas que utilizo em meus trabalhos artesanais, assim como também a lista de lojas físicas e virtuais, nas quais realizo a compra desses materiais.


MÁQUINA DE COSTURA 

Para escolher minha máquina de costura eu levei em consideração três fatores: quanto eu estava disposta à pagar; que tipo de trabalho seria realizado com a máquina e qual a frequência de uso.
Tendo como base esses três fatores e após pesquisar bastante na internet, decidi então comprar a Brother BM3700, que é uma máquina mecânica com 37 pontos, é leve e não faz tanto barulho. Atendeu bem minhas necessidades e expectativas. Eu comprei na própria loja virtual da marca neste link aqui.


LINHAS 

As minhas preferidas são as linhas de meada Anchor da marca Coats e Maxi Mouline da marca Círculo. As duas marcas oferecem uma infinidade de cores e tons e são encontradas facilmente em lojas de aviamentos de todo país. Utilizo essas linhas para fazer o ponto caseado e pesponto nas peças de feltro e tecido, assim como também para fazer outros pontos de bordado. Uma vez ou outra eu também uso as linhas de pesponto.


AGULHAS 


As agulhas que eu utilizo normalmente são as de nº 07 e nº 06. Lembrando que o número da agulha define o seu tamanho/espessura , ou seja, quanto maior o número, mais fina é a agulha e vice-versa. Então, a agulha a ser usada na costura deverá ser escolhida de acordo com a quantidade de fios de linhas que serão utilizados.


TECIDOS 


O tipo de tecido mais apropriado para executar as técnicas de artesanato que eu geralmente ensino, é o tricoline 100% algodão. São tecidos sem elastano, fáceis de manusear e possuem uma infinidade de estampas. Aqui na minha cidade eu consigo encontrar uma grande variedade de estampas e ótimos preços. Quanto a marca, eu não tenho uma preferida, simplesmente eu vou à loja e escolho pela beleza da estampa e da cor. Eu não compro através da internet, mas listei abaixo os links de algumas lojas virtuais onde é possível encontrar tecidos com estampas lindíssimas.


FELTRO 


Outra matéria prima que uso bastante em meus trabalhos e que eu amo, é o feltro. Esse sim eu preciso comprar pela internet, pois não encontro todas as cores nas lojas de minha cidade. Eu compro na loja virtual da marca Santa Fé, neste link aqui.


TESOURAS


Utilizo as tesouras das marcas Mundial e Tramontina, tenho várias, pois é importante usar uma para cada tipo de material, esse cuidado é necessário para a tesoura não perder seu fio de corte.


COLAS 


Em quase todos os meus trabalhos eu sempre uso a cola quente. Em alguns trabalhos com feltro, eu preciso usar a cola de silicone. E ás vezes, quando eu quero forrar alguma caixa de mdf com tecido, eu utilizo a cola branca extra forte.



LISTA DE LOJAS ONDE COMPRO MATERIAIS:

Lojas físicas:
                           
Maceió Aviamento (aviamentos em geral, linhas, agulhas, colas e tesouras)

Gaivota Aviamentos (aviamentos, algumas cores de feltro e outros materiais para artesanato)

Magazine São Paulo  (tecidos e aviamentos)


Festança (materiais para artesanato e festas)
Endereço: Rua do Livramento, 171 - Centro, Maceió - AL, 57020-030

Papelaria Papel Quatro (papelaria, materiais para artesanato e tesouras)

Endereço: R. Boa Vista, 197 - Centro, Maceió - AL, 57020-110


Lojas virtuais


Bazar Horizonte (feltro, tecidos, aviamentos em geral, materiais para artesanato)

Artye - Loja de feltros Santa Fé (feltro)

Kalunga (papelaria e pistola de cola quente)

Aliexpress  (materiais para artesanato em geral)


Nenhum comentário :